top of page

O Mês da Fotografia é um evento sociocultural de caráter multisetorial e multidisciplinar. Com edições temáticas, tem entre suas metas realizar, a partir da sua programação, processos culturais que possibilitem a inclusão visual, o acesso cidadão à cultura, e a sensibilização e formação de público para as artes. Além do propósito de levar as artes visuais e a fotografia para as populações das regiões administrativas do DF.

 

Desenvolve suas ações atuando nas diferentes etapas da cadeia produtiva por meio da realização de exposições fotográficas, intervenções urbanas, encontro com autores, palestras, ciclo de debates, workshops, oficinas lúdicas e publicação de catálogos

Realizou a sua primeira edição em agosto de 2010, na cidade de Ceilândia, com o claro propósito de levar a fotografia para as cidades que estão à margem do centro cultural de Brasília, indo além das galerias e dos museus, de forma gratuita e aberta ao público. Em sua segunda edição, realizada em agosto de 2011, o evento expandiu a sua abrangência e o seu público, saltando de 40 mil pessoas em 2010 para mais de 80 mil em 2011, ampliando as suas ações para as cidades de Ceilândia, Gama e Plano Piloto. Em 2012, em sua terceira edição, o evento se consolidou com um público de mais de 500 mil pessoas circulando por seus espaços expositivos, palestras, workshops e demais itens de sua programação. Em 2013 esse público alcança o patamar de mais de 800 mil pessoas circulando pelos diversos itens da programação do evento, chegando em 2014 a mais de 900 mil pessoas.

 

Diversidade Cultural, expressão e memória são seus princípios geradores e tem dentre seus objetivos fortalecer e valorizar a produção artística, possibilitar o acesso, a difusão e a circulação de bens culturais, contribuir para a qualificação profissional e a formação artística, registrar a produção artística contemporânea, motivar a reflexão e a pesquisa acadêmica, além de proporcionar a interação e o diálogo entre o segmento artístico e o público.

bottom of page